intranet nas empresas

Intranet ou extranet: o que é melhor para minha empresa?

Hoje em dia, qualquer empresa que não utiliza internet fica pra trás, não é mesmo? Não importa o ramo do negócio. Do escritório de contabilidade à clínica veterinária, a maioria dos clientes quer se comunicar num ambiente digital. Pensando nisso é que dizemos que, embora você ainda não saiba, sua empresa precisa de uma intranet de qualidade!

Intranet? Sim, isso mesmo. Talvez você já tenha acesso à internet no seu ambiente de trabalho. Mas aqui nesse artigo nós vamos te mostrar quais os tipos de rede que pode utilizar e como ter uma internet totalmente segura. Calma, vamos explicar cada detalhe!

Sua empresa precisa de comunicação instantânea, compartilhamento de dados em tempo real e tudo isso em um ambiente tecnológico seguro. Muitos gestores ficam em dúvida sobre qual tipo de rede instalar.

Se você quer entender quais as diferenças entre os principais tipos e finalmente conseguir se decidir, fique ligado neste post para entender tudo que você precisa!

O que é intranet e como ela funciona nas empresas?

A intranet é uma rede fechada de computadores, gerenciada exclusivamente por uma empresa e geralmente instalada em servidores locais, com a finalidade de integrar seus processos e sua equipe interna.

Ela funciona como a internet, utilizando os mesmos programas e protocolos, mas o acesso ao seu conteúdo é restringido por meio de login e senha. Assim, somente os colaboradores internos da empresa podem utilizar suas funcionalidades.

A intranet é uma ferramenta de comunicação interna muito útil e de baixo custo!. Ela pode ser utilizada para:

  • Facilitar a abertura de chamados para atendimento técnico pelo setor de informática.
  • Veicular newsletter e comunicações que precisam ser compartilhadas com todos os setores da empresa.
  • Disponibilizar instruções de trabalho e formulários internos diversos para acesso rápido e download.
  • Troca de mensagens por chat e/ou e-mail.
  • Compartilhamento de arquivos.
  • Divulgar recrutamento interno e outras ações do setor de recursos humanos.
  • Agilizar a programação de férias e a visualização de demonstrativos de pagamento de salário, dentre muitas outras possibilidades.

O que é extranet e como é o seu funcionamento?

A extranet é uma rede de computadores gerenciada por duas ou mais empresas que compartilham informações e integram processos e pessoas entre si. Ela também utiliza os mesmos programas e protocolos da internet.

Ela pode ser acessada de maneira remota por colaboradores de cada empresa, assim como seus fornecedores, representantes, clientes e parceiros de negócios, restrita somente a usuários autorizados (com login e senha).

A extranet, assim como a intranet, também é uma ferramenta de baixo custo. Ela agiliza as comunicações internas e externas das empresas e serve para:

  • Disponibilizar todas as funcionalidades da intranet citadas acima, conforme política de permissões de acesso de cada empresa.
  • Desenvolvimento de projetos colaborativos entre empresas.
  • Transferência automática de dados (EDI – Electronic Data Interchange) entre sistemas de empresas distintas.
  • Agilizar transações comerciais e financeiras como pedidos de compra/venda, entrega de faturas e pedidos de pagamento entre empresas diversas que têm acordos comerciais entre si e com clientes.

As modalidades de extranet mais populares são o internet banking e as plataformas de serviços das operadoras de telefonia, por exemplo. Por meio das redes extranets o público externo tem acesso a bases de dados internas das empresas.

Qual é o nível de segurança destas duas redes?

A maior dúvida dos gestores de empresas em adotar uma intranet ou extranet tem a ver com a incerteza de que podem estar expondo as informações da sua organização indiscriminadamente para o público em geral. Quando se fala de segurança da informação alguns parâmetros essenciais devem ser atendidos:

  • Confidencialidade – somente pessoas e sistemas autorizados podem ver as informações, esteja ela em processamento, em trânsito ou armazenada.
  • Autenticidade – a informação deve ter confirmação de sua autoria para garantir a sua validade e originalidade.
  • Integridade – a informação deve ser precisa e estar completa, sem passar por qualquer alteração ou degradação, seja de forma acidental ou proposital, entre o momento em que foi transmitida em sua origem e recebida em seu destino.
  • Disponibilidade – o acesso à informação pelos interessados deve ser ágil e fácil, sob demanda, no momento certo.

Todos estes parâmetros de segurança da informação podem ser atendidos tanto na intranet quanto na extranet. Assim, os gestores da sua empresa podem ficar tranquilos. Porém, por ter um público mais restrito e ser gerenciada unicamente por uma empresa, a intranet tem um nível de segurança mais alto.

Já a extranet, por ser gerenciada por mais de uma empresa simultaneamente e ter um número maior de usuários, precisa de cuidados redobrados com a segurança da informação. A falta de um pleno controle de tráfego  pode deixar sua empresa mais vulnerável à perda de dados devido a ataques maliciosos de hackers.

Para barrar todos os riscos à segurança da informação, seja na intranet ou extranet, existe um arsenal de recursos tecnológicos: criptografia, firewall, certificado digital, chave de acesso, rede privada virtual (VPN) e protocolos de segurança, dentre outros.

Todos estes recursos estão disponíveis e acessíveis aos gestores de negócios, inclusive os de empresas de pequeno porte, com custo-benefício vantajoso por meio da computação na nuvem, que assegura infraestrutura de TI com atualização tecnológica garantida e alto padrão de segurança.

Basta selecionar um bom provedor de serviços de tecnologia da informação. Assim, os investimentos da pequena empresa em tecnologia da informação (TI) ficam adequados à sua capacidade financeira e atendem integralmente às suas necessidades específicas.

Não importa a opção que você faça para atender a sua organização, tanto a intranet como a extranet podem contribuir significativamente para o aumento da produtividade, a agilização das comunicações e a redução dos custos administrativos vinculados à disponibilização de serviços para os colaboradores internos e/ou o público externo.

Utilizando bem o ambiente digital, você pode diminuir gastos com consumo de papel, uso de telefone e distribuição de documentação, por exemplo. E tomando os devidos cuidados para manter a segurança da informação que trafega nestas redes, elas certamente trarão grandes benefícios para o seu negócio.

Agora que você enriqueceu seus conhecimentos sobre intranet e extranet, deixe um comentário! Se você já utiliza a rede em sua empresa ou quer tirar alguma dúvida, fale conosco. Queremos interagir com você!

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