computador para empresa

Como comprar computador para minha empresa?

Você sabe como comprar computador para uso corporativo? A princípio, essa tarefa pode parecer tão simples como escolher uma mesa para o seu escritório. Porém, ela exige certo grau de conhecimento técnico e muita responsabilidade.

Um critério bastante considerado pelo empresário que deseja informatizar o ambiente de trabalho é o valor do investimento. Embora a redução de custos seja sempre um fator que mereça atenção, ao longo do artigo constataremos que essa economia é ilusória.

Outro detalhe que é preciso entender, antes de adquirir novos computadores para a empresa, é que há uma grande diferença entre comprar uma máquina (ou dispositivo) para finalidades profissionais e para uso doméstico.

Este post foi produzido com o intuito de auxiliar, por meio de dicas e informações, a fazer um ótimo planejamento antes de comprar computadores para a sua empresa. Vamos lá?

Adquirir novos equipamentos ou atualizar os existentes?

É inegável que a tecnologia tem evoluído numa velocidade significativamente maior do que há alguns anos. Isso pode inviabilizar quaisquer medidas para atualizar computadores antigos (que já possuam 4 anos ou mais de uso), pois, como já se encontram obsoletos, as melhorias neles aplicadas podem não surtir o efeito esperado.

Por outro lado, equipamentos novos costumam oferecer um sistema operacional já atualizado (como o Windows 10), assim como as versões atuais dos softwares de produtividade e segurança — Office 365, Azure e Kaspersky, por exemplo.

Como comprar computador para a empresa?

Hoje em dia, a tecnologia está presente em praticamente todos os segmentos. Ou seja: tanto os negócios de micro e pequeno porte, como restaurantes e produtoras de eventos, quanto os de médio e grande porte, dependem dos recursos atuais para prestar serviços com excelência.

Contudo, do mesmo modo que as áreas de atuação são diversificadas e têm objetivos distintos, as ferramentas usadas para cumprir com os requisitos também variam. As necessidades das empresas é que diferenciam a compra de computadores para cada uma.

Em outras palavras, há inúmeros tipos de máquinas adequadas para cada exigência. Que tal determinar qual é o computador ideal para a sua empresa? Veja, a seguir, as opções:

Desktop

Também conhecido como PC (personal computer) ou microcomputador, o desktop tem como componentes a CPU e os periféricos (monitor, teclado, mouse, câmera etc), sendo a opção mais tradicional vendida no mercado.

Geralmente, esse é o modelo indicado para uso corporativo, visto que a relação custo/desempenho é bastante atrativa em relação a um notebook, por exemplo, cuja capacidade de processamento tende a ser muito menor, pelo mesmo valor.

Em suma, se o negócio requer a execução de programas pesados (geralmente os que trabalham com gráficos), o ideal é optar pelo desktop — até porque seus recursos de hardware podem ser facilmente expandidos. Ou seja: é simples realizar um upgrade.

Notebook (laptop)

Um notebook nada mais é do que um computador portátil. Seu maior benefício é justamente a praticidade.

Ele não requer fios (desde que haja conexão com a internet sem fio), pode ser transportado para qualquer local da empresa e é alimentado por uma bateria de longa duração. Mesmo assim, possui uma ótima capacidade de processamento e armazenamento.

Seu uso é indicado para os colaboradores que passam parte da jornada fora da empresa ou trafegam por diferentes setores e não podem abrir mão dos recursos de um computador. Porém, é preciso levar em conta que a capacidade e o custo benefício de um notebook costuma ser inferior ao de um desktop.

Dispositivos móveis

Correspondem aos equipamentos que possuem menos capacidade de processamento e armazenamento (comparados a desktops e laptops), mas que ganham em portabilidade. Tabletssmartphonese-readers com acesso à internet são alguns dos exemplos.

Os dispositivos móveis contam com os mais diversos aplicativos e são indicados para executar tarefas básicas, como acessar informações online e off-line, e-mail e comunicação. No caso dos smartphones, é possível fazer ligações de qualquer lugar com rede disponível.

Quais componentes e requisitos técnicos devem ser considerados?

Processador

O processador é o maior responsável pelo nível de desempenho de uma máquina. Para o uso profissional, é fundamental que a capacidade de processamento atenda às necessidades da empresa.

O equipamento deve, portanto, garantir que os funcionários desempenhem suas tarefas. Opte por processadores com mais de um núcleo, pois assim será possível lidar com múltiplas tarefas sem problemas.

Monitor

Os monitores vendidos atualmente podem contribuir não somente para a produtividade do colaborador, mas com a sua própria saúde. Em comparação com a tecnologia utilizada em outra época, os modelos de hoje em dia são menos prejudiciais à visão.

Além disso, é bom se atentar ao tamanho. Como a tendência é que muitas janelas sejam abertas simultaneamente, uma tela pequena implica em mais erros de leitura.

Disco Rígido (HD)

Trata-se de um equipamento levado muito em conta para o uso doméstico. Nas empresas, o armazenamento só tem relevância quando se trabalha com gráficos — como edição de imagens, desenvolvimento de games e produção de vídeos.

Caso as tarefas sejam mais corriqueiras e as ferramentas necessárias se resumam a navegadores, editores de texto, planilhas e leitura de documentos, o mínimo de espaço comercializado já é o suficiente.

Memória RAM

A memória RAM, diferente do HD, armazena temporariamente os recursos executados, dando suporte aos programas que estão abertos e garantindo o melhor desempenho. Se a ideia é executar programas mais pesados, quanto mais memória RAM o computador tiver, melhor será para os negócios.

Eficiência energética

O consumo de energia é um detalhe que costuma passar despercebido. Por mais que um modelo equipado com periféricos econômicos possa ser mais caro, lembre-se de que ele vai contribuir para uma conta de energia mais barata.

A economia é ainda maior se pensarmos que eles ficam ligados por boa parte do dia. Além disso, não estamos falando de um só computador, mas vários.

No caso dos notebooks, por exemplo, é importante manter certo foco nas características da bateria. Afinal, de nada adianta adquirir um laptop que necessite ser constantemente conectado na tomada porque sua carga se esgota rapidamente.

Software e sistema operacional

É de suma importância que o sistema operacional do computador seja o mais atualizado e que haja um disco para recuperá-lo em casos de erros críticos.

A gama de produtos de software não deve ser encarada como um requisito imprescindível, mas vale a pena considerar a licença dos programas e jamais adquirir um produto pirata. Lembre-se de que a prática é ilegal, e uma empresa pode ser gravemente penalizada pela fiscalização.

Por isso, é recomendável — e até mesmo mais viável — comprar computadores de grandes fabricantes, pois, além de garantirem o fornecimento de produtos de software originais, eles oferecem a garantia do produto e o seu devido suporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *