Segundo um estudo da Dell, divulgado em 2016, 8 em cada 10 empresas vão investir na computação em nuvem nos próximos anos. O estudo avaliou a opinião de decisores de TI (CTOs) e de negócios (CEOs), e mostrou que a cada dia eles dependem mais da tecnologia para conquistar flexibilidade, simplicidade, eficiência e redução de custos.
Você ainda tem dúvidas sobre fazer ou não esse investimento? Então o artigo de hoje foi escrito para você! Abaixo estão os 7 principais motivos para que você decida adotar a nuvem na sua empresa agora mesmo. Confira!
1. Gerar flexibilidade e escalabilidade para a empresa
O objetivo de toda empresa é crescer. No entanto, para isso, ela precisa estar preparada para suportar o crescimento sem perder qualidade nos seus processos. Se sua empresa crescer muito em um curto espaço de tempo, você precisará que sua infraestrutura e equipe de TI acompanhem esse crescimento.
Isso pode significar um custo muito alto, o que prejudicará seus lucros. A computação em nuvem permite que isso seja feito sem grandes investimentos, uma vez que você não precisa de uma infraestrutura robusta para armazenar seus dados e softwares. Você poderá aumentar ou diminuir sua demanda por espaços ou programas quando quiser.
2. Ganhar competitividade no mercado
Há algum tempo era inimaginável que uma PME tivesse acesso ao mesmo tipo de tecnologia que as grandes empresas. Somente estas podiam contar com tecnologia de ponta, o que deixava o pequeno e o médio empreendedor ainda mais para trás na disputa pela atenção do consumidor.
Porém, isso mudou com a computação em nuvem. Tanto as pequenas empresas quanto as grandes corporações têm acesso igualitário à mesma tecnologia, o que garante mais equilíbrio no mercado.
3. Proporcionar mais mobilidade à equipe
Uma das principais demandas da modernidade é a mobilidade. É preciso estar conectado de qualquer lugar, a qualquer momento — e é exatamente isso o que a nuvem proporciona. Seu time poderá acessar os dados da empresa por meio dos seus dispositivos móveis mesmo sem estar nas dependências dela.
Ao utilizar um ambiente em nuvem, toda a responsabilidade pela conectividade e disponibilidade é do próprio fornecedor. Você e sua equipe de TI só precisarão se preocupar em garantir que os acessos sejam disponibilizados de acordo com a sua política de segurança.
4. Atualizar seu ambiente de TI com a computação em nuvem
Um ambiente de TI desatualizado aumenta o risco de incidentes, costuma ter mais problemas de desempenho e demanda mais suporte da equipe de TI.
Seja em hardware ou software, a desatualização também aumenta os custos operacionais com equipe interna ou serviços de terceiros e costuma apresentar incompatibilidades com novas versões de sistemas ou aplicativos utilizados na empresa.
A computação em nuvem permite reduzir custos com seu ambiente de TI com uma grande vantagem: ela não se desatualiza.
Dependendo do tipo de serviço contratado, a responsabilidade de atualização de hardware e software é do fornecedor, fazendo com que você possua um ambiente sempre atualizado e preparado para atender as demandas do seu negócio.
5. Garantir mais segurança para os seus dados
A segurança da informação é uma das maiores preocupações das organizações na atualidade. O risco de vazamento de dados — ou de perda deles — aumenta com o crescente número de ameaças e da dependência do uso de servidores cada vez mais robustos para suportar a enorme quantidade de informação gerada.
Armazenar informações em um ambiente local — que exige uma equipe especializada para ser operado — pode parecer a forma mais segura, contudo a nuvem foi criada justamente para garantir mais estabilidade e proteção às informações da organização.
Com a computação em nuvem o backup dos seus dados é feito automaticamente — ou seja, você não correrá o risco de perder informações cruciais por causa de uma falha de hardware ou de falta de energia.
Todas os dados são distribuídos em vários servidores. Isso significa que, caso um deles apresente problemas e falhe, outro estará a postos para garantir seu acesso aos dados.
6. Reduzir os custos com o uso de um SaaS
O Software como serviço — ou SaaS — é uma nova forma de adquirir programas que sejam necessários para a operação da sua empresa. Assim, em vez de pagar um preço alto por uma licença para utilizar o software, você paga pelo direito de usá-lo mensalmente sem ter que comprá-lo em definitivo.
Esse modelo tem muitas vantagens. Entre elas podemos citar o fato de você não precisar ter programas pesados instalados na sua máquina e de contar com as versões mais atualizadas dos softwares disponíveis no mercado sem ter que pagar mais nada por isso.
E o melhor: caso você decida que a ferramenta não é mais necessária, basta cancelar a assinatura do serviço.
7. Deixar sua equipe mais focada no core business
O core business é aquilo que sua empresa produz, o que ela faz. Seu time deve estar focado em melhorar os processos e a qualidade da empresa, e não em problemas e incidentes de infraestrutura de TI.
Quanto maior o ambiente, mais complexa a gestão. Por isso, a computação em nuvem te ajuda tanto: ela traz consigo o suporte do fornecedor e oferece uma equipe especializada e experiente no assunto para resolver todos os seus problemas relacionados à TI.
Seu time interno terá mais tempo para focar no que realmente importa, visto que grande parcela da demanda dos usuários poderá ser realizada remotamente. Além disso, muitos ambientes na nuvem já fornecem diversos aplicativos prontos e pré-configurados, reduzindo drasticamente o tempo de gestão e operação desses serviços.
O atendimento a serviços básicos também poderá ser automatizado ou realizado com muito mais agilidade em um ambiente em nuvem.
Os benefícios do uso de sistemas em nuvem para PMEs são tantos que, até 2020, o investimento feito na computação em nuvem pelo pequeno e médio empreendedor vai saltar de US$ 48 bilhões para US$ 63 bilhões (os dados são de uma pesquisa realizada pela AMI Partners, a pedido da Intel).
Agora que você já sabe por que deve usar a computação em nuvem na sua empresa, veja neste post por que você precisa aumentar seu investimento em TI como um todo!
7 motivos para focar no investimento em TI