Tudo que você precisa saber sobre Microsoft Azure

São muitas as chances de que se você já tiver pesquisado sobre armazenamento na nuvem e visto algo a respeito do Microsoft Azure, notando as grandes marcas que eles possuem como clientes. Mas o que pequenos empreendedores não sabem é que o serviço de nuvem da Microsoft também é adequado para negócios de pequeno e médio porte. Fato é que o Azure pode ser uma ótima forma de PMEs conseguirem reduzir custos, simplificar seus ambientes de TI e pagar apenas pelos serviços de que precisam.

E para que você saiba como o Microsoft Azure pode ajudar seu negócio, abaixo te contamos tudo o que você precisa saber sobre essa solução na nuvem.

Sistemas em nuvem para PMEs: entenda os benefícios

Você já deve ter se deparado com o termo “computação em nuvem” diversas vezes. E por mais que tenha achado que essa é uma tecnologia que não condiz com a sua realidade, com certeza você já utilizou de algum serviço baseado na nuvem.

Internet banking e e-mails são só alguns dos exemplos mais comuns de serviços que utilizam a nuvem e que fazem parte da rotina de grande parte da população. O cloud computing vai além de poder ler mensagens de e-mail sem ter que fazer nenhum download, ele está muito mais presente trazendo benefícios ao seu dia a dia do que você pode imaginar.

De forma bem resumida, a computação em nuvem é a tecnologia que permite acessar programas, arquivos e outros recursos sem ter que, necessariamente, instalar nada no seu hardware.  

Por exemplo, quando você acessa seu e-mail o faz pelo navegador e não por meio de nenhum software, certo? Além disso, você não precisa baixar as mensagens para visualizá-las, e pode enviar o que quiser para quem quiser sem ter nada armazenado no seu computador. As mensagens e os arquivos ficarão em um servidor, localizado em algum ponto do planeta.

Isso é a computação em nuvem, e segundo estudo da Dell divulgado em 2016, 8 em cada 10 empresas vão investir na computação em nuvem nos próximos anos.

As soluções de gestão em nuvem chegaram para tornar recursos antes dominados pelas grandes empresas acessíveis às PMEs. Ela democratizou o uso da tecnologia, e trouxe para o seu negócio diversos benefícios que vão desde o aumento da produtividade até a redução de custos.

E foi pensando no crescimento desse mercado que a Microsoft criou o Azure.

O Microsoft Azure e quando utilizá-lo

Quem gerencia uma pequena ou média empresa pode achar que não, mas também precisa se preocupar com proteção, privacidade e gerenciamento de dados. Afinal, sua empresa, mesmo que em menor escala, também lida com dados sensíveis, envio de informações para a rede, website e muitos outros recursos de TI essenciais para fazer o negócio rodar.

Pensando nisso, a Microsoft criou a nuvem Azure, uma plataforma que agrupa diversos serviços de computação em nuvem a partir de um plano de contratação aberto e flexível para o empreendedor. Assim, você pode não só manter protegido e gerenciar o seu site, mas também utilizar de diversos outros serviços na nuvem.

O Azure é indicado para vários ambientes: hospedagem de websites e e-commerces, armazenamento de dados e backup, recuperação em caso de desastres, serviços de mídia para transmissão de vídeos, análise de dados ou Big Data e plataformas open source.

E quem acha que ele é uma exclusividade de grandes empresas está bem enganado. Não há nada sobre a plataforma Azure em si que a torna mais adequada para uma grande empresa do que para uma PME. Ele pode escalar para grandes usuários, mas também pode ser reduzida para ser tudo que sua pequena ou média empresa precisa.

O Azure pode hospedar todo o seu ambiente, ou assumir somente algumas tarefas enquanto sua empresa não precisar de todas as funcionalidades do sistema. Ele é a escolha certa quando:

  • Seu hardware está chegando ao fim da vida;

  • Você precisa armazenar dados sensíveis a longo prazo para compliance;

  • Sua liderança está pedindo que você corte o orçamento de TI, novamente;

  • Suas necessidades estão superando sua infraestrutura atual;

  • Seus funcionários precisam de acesso fácil e seguro aos dados de fora da empresa;

  • Você procura acesso a recursos avançados, como Big Data ou a Internet das Coisas;

  • Entre outras situações.

As vantagens do uso do Microsoft Azure na sua PME

Se você ainda tem dúvidas sobre o uso da nuvem e do Azure na sua empresa, separamos abaixo os principais motivos que fazer dessa a melhor solução de TI para o seu negócio! Acompanhe:

Ganhar flexibilidade e escalabilidade para a empresa

Qual o objetivo principal da sua empresa? Crescer, certo? Para isso, você vai precisar de um escritório maior, de uma equipe maior ou mesmo de equipamentos mais robustos para suportar sua produção. E a TI do seu negócio não pode ficar para trás.

Para acompanhar o crescimento da empresa, ela precisa estar preparada para suportá-lo sem perder qualidade nos seus processos. Se sua empresa crescer muito em um curto espaço de tempo, você precisará que sua infraestrutura e equipe de TI acompanhe esse crescimento, o que pode significar um custo muito alto que prejudicará seus lucros.

O Microsoft Azure permite que isso seja feito sem grandes investimentos, uma vez que você não precisa possuir uma infraestrutura robusta para armazenar seus dados e softwares. Você poderá decidir o tanto que precisa aumentar ou diminuir sua demanda, na hora que quiser.

Ganhar competitividade no mercado

Para uma PME, antigamente era inimaginável ter acesso ao mesmo tipo de tecnologia do que as grandes empresas. Somente essas podiam contar com tecnologia de ponta, o que deixava o pequeno e o médio empreendedor ainda mais para trás na corrida pelo consumidor.

Contudo, o Azure surgiu justamente para mudar essa concepção. Ao assinar o serviço, você terá acesso ao mesmo tipo de tecnologia que um grande cliente da Microsoft. Não há diferenciação entre pequenas, médias ou grandes empresas; o que importa são o serviços que você decide assinar e a capacidade que precisa.

Proporcionar mais mobilidade à equipe

Uma das principais demandas da modernidade é a mobilidade. É preciso estar conectado de qualquer lugar, a qualquer momento, e é exatamente isso que o Azure proporciona por meio da nuvem. Seu time poderá acessar os dados da empresa por meio dos seus dispositivos móveis mesmo sem estar nas dependências dela.

Ao se utilizar um ambiente em nuvem, toda a responsabilidade por conectividade e disponibilidade é do próprio fornecedor — nesse caso, a Microsoft. É ela quem vai garantir que o sistema funcione 99,9% do tempo, conforme está descrito no contrato do Azure.

Você e sua equipe de TI só precisarão se preocupar em garantir que os acessos sejam disponibilizados de acordo com as políticas de segurança adotadas.

Atualizar seu ambiente de TI com a computação em nuvem

Um ambiente de TI desatualizado aumenta o risco de incidentes, costuma ter mais problemas de desempenho e demanda mais suporte da equipe de TI.

Seja em hardware ou software, a desatualização também aumenta os custos operacionais com equipe interna ou serviços de terceiros, e costuma apresentar incompatibilidades com novas versões de sistemas ou aplicativos utilizados na empresa.

A computação em nuvem permite reduzir custos com seu ambiente de TI com uma grande vantagem: ela não se desatualiza. Com a contratação do Azure, a responsabilidade de atualização é da Microsoft, fazendo com que você possua um ambiente sempre atualizado e preparado para atender as demandas do seu negócio.

Garantir mais segurança para os seus dados

A segurança da informação é uma das maiores preocupações das organizações na atualidade. O risco de vazamento de dados, aumenta com o crescente número de ameaças e da dependência do uso de servidores cada vez mais robustos para suportar a enorme quantidade de informação gerada.

O uso de um data center local requer uma equipe especializada para que ele seja operado e realizar manutenções. Essa pode parecer a opção mais segura, mas a verdade é que a nuvem foi criada justamente para dar mais estabilidade e proteção às informações da empresa.

Com o Azure, o backup dos seus dados pode ser feito automaticamente, ou seja, você não correrá risco de perder informações cruciais por causa de uma falha de hardware ou falta de energia. Todas as informações são distribuídas nos servidores da Microsoft.

Reduzir os custos com o uso de um SaaS

O Software como serviço, ou SaaS, é uma nova forma de adquirir programas que sejam necessários para a operação da sua empresa. Assim, em vez de pagar um preço alto por uma licença para utilizar o software, você paga pelo direito de usá-lo mensalmente sem ter que comprá-lo em definitivo.

Esse modelo tem muitas vantagens, como não precisar ter programas pesados instalados na sua máquina e contar com as versões mais atualizadas dos softwares disponíveis no mercado sem ter que pagar mais nada por isso. E o melhor, se você decidir que a ferramenta não é mais necessária, basta cancelar a assinatura do serviço.

Deixar sua equipa mais focada no core business

O core business é aquilo que sua empresa produz. Seu time deve estar focado em melhorar os processos e a qualidade da empresa, e não em problemas e incidentes de infraestrutura de TI. Quanto maior o ambiente, mais complexa a gestão, e a computação em nuvem te ajuda trazendo consigo o suporte do fornecedor, com uma equipe especializada e experiente no assunto.

Seu time interno terá mais tempo para focar no que realmente importa, visto que grande parcela da demanda dos usuários poderá ser realizada remotamente. Além disso, o Azure já fornece diversos aplicativos prontos e pré-configurados, reduzindo drasticamente o tempo de gestão e operação destes serviços.

Exemplos de aplicação do Microsoft Azure na sua empresa

O Azure é uma das maiores plataformas de nuvem existentes. Ele oferece muitas opções de tecnologia de negócios, desde a implantação de aplicativos móveis até a análise de dados. De fato, o Azure possui tantas funcionalidades que você pode se sentir um pouco perdido quando estiver procurando a solução certa de nuvem para sua PME.

Contudo, a plataforma é altamente flexível, o que te permite escolher (e pagar) apenas pela capacidade e por aqueles serviços de que necessita. E para que você conheça alguns deles, aqui estão cinco maneiras pelas quais você pode obter valor do Microsoft Azure:

1. Fazer backup de seus dados:

Nos dias de hoje, perder dados pode significar perder dinheiro. Se você não tiver backups das informações da empresa ou se estiver confiando em serviços de backup não empresariais, talvez queira considerar usar o Azure para fazer backup de servidores e PCs locais.

O backup é um dos serviços mais fáceis de configurar no Azure. Seus dados são armazenados e replicados de forma segura nos data centers da Microsoft para que eles estejam sempre disponíveis quando necessário. E, se você está em uma indústria regulamentada onde você é obrigado a preservar os dados por vários anos, o Azure é uma ótima solução para o arquivamento de longo prazo sem ter que confiar em backups caros e lentos.

2. Te deixar preparado para a recuperação de desastres

O que aconteceria com o seu negócio se os servidores locais sofressem danos ou ficassem offline? Quanto tempo você levaria para recuperar os dados e colocar tudo no lugar? Com o Azure Site Recovery, isso pode levar apenas alguns minutos. Este serviço econômico pode permitir que você replique seus servidores virtuais e físicos no Azure para que estejam sempre prontos quando você precisar deles.

3. Gerenciar dispositivos móveis

À medida que as pessoas trabalham mais em dispositivos móveis, você precisa de uma maneira de manter os dados seguros ao mesmo tempo em que melhora o acesso aos seus serviços-chave.

O Enterprise Mobility Suite (EMS) oferece um conjunto de serviços baseados no Azure, projetados para ajudá-lo a fazer exatamente isso. Ele pode permitir que seus funcionários assinem mais de 2.500 aplicativos de software como serviço (SaaS) — tais como o Office 365 e Salesforce.com — com seu ID e senha.

Além disso, ele possibilita gerenciar os dispositivos dos funcionários, permitindo fazer uma limpeza dos dados corporativos que achar necessária e publicar aplicativos personalizados. Há também um componente de gerenciamento de direitos que controla quem pode usar as informações e como elas podem ser utilizadas.

4. Criar máquinas virtuais

Com o Azure, você pode rodar  um Windows Server virtual, SQL Server ou outra instância de máquina virtual em minutos. Isso significa possuir o poder de um servidor sem a dor de cabeça de comprar e configurar o hardware. Se você deseja mover um aplicativo para a nuvem ou configurar um ambiente de desenvolvimento e teste de software virtual, o Azure pode torná-lo fácil, escalável e acessível.

5. Melhorar o acesso móvel a aplicativos

Com o Azure RemoteApp, você pode disponibilizar o aplicativo Windows em quase todos os dispositivos e executá-lo na infraestrutura de nuvem segura e altamente disponível do Azure. Você pode até mesmo manter seus dados no local.

Como você pode ver, há um valor tremendo disponível no Azure para empresas de todos os tamanhos, seja para melhorar a produtividade móvel ou garantir a continuidade do negócio. Os parceiros da Microsoft em todo o mundo estão prontos para ajudá-lo a alcançar esse valor. Explore aprendendo mais sobre as opções Azure para empresas pequenas e em crescimento.

Desvendando mitos sobre a nuvem

A segurança é ainda um dos principais fatores que geram receio quanto à adesão aos serviços em nuvem, como os do Microsoft Azure. Uma parcela dos motivos causadores desse receio é comportamental. Como a nuvem é uma tecnologia relativamente nova, ela gera estranheza e pode causar um comportamento mais cuidadoso quanto ao seu uso.

A outra parcela se deve à propagação de informações falsas sobre a nuvem. A internet espalha mitos como se fossem verdade em um piscar de olhos, o que pode impedir que gestores acompanhem o mercado e se beneficiem de serviços novos e inovadores como o cloud.

Para eliminar de vez esses mitos, separamos abaixo alguns dos motivos que fazem do Azure uma melhor escolha do que datacenters locais.

Mito: a nuvem não é segura

Para começar, a ideia de que a nuvem não é segura está profundamente equivocada. O ambiente em nuvem é tão — se não for mais — seguro do que ter o próprio data center.

Por se tratar de um ambiente compartilhado, na maioria das vezes os controles aplicados à nuvem são mais rígidos do que em ambientes on-premisses.

Na infraestrutura do cloud são aplicadas várias regras de segurança que realizam o isolamento dos dados entre todos os usuários daquela mesma nuvem. Isso blinda todos os ambientes contra acessos que não estejam devidamente autorizados.

Claro que nenhuma nuvem é igual a outra, por isso a importância de escolher a sua com critério. Contudo, o Azure traz a confiabilidade de uma das maiores empresas do mundo, o que faz dessa uma escolha certeira. 

Mito: a segurança em nuvem possui pouca atenção

A segurança com ambientes em nuvem é uma preocupação antiga. Essa tecnologia vem mudando muita coisa na gestão de TI das empresas, mas todas as preocupações com segurança mais comuns, como proteger a infraestrutura e os dados sensíveis armazenados na nuvem, são tratadas a um longo tempo.

Os requisitos de segurança exigidos para a conformidade de um negócio são os mesmos independentemente de componentes físicos, virtuais ou de nuvem, sendo que, neste último, a maneira pela qual as mudanças na infraestrutura acontecem tornam o controle e visibilidade ainda mais importantes.

Mito: clientes de uma mesma nuvem podem se atacar

Em uma nuvem como o Microsoft Azure, os clientes compartilham recursos de computação, armazenamento e recursos de rede.

Como a nuvem passa a ideia de compartilhamento, existe uma crença de que o ambiente de uma empresa pode ser atacado por outra que utilize a mesma nuvem. Contudo, ela fornece diversas proteções que asseguram a integridade dos dados.

Como por exemplo a possibilidade de isolar a camada de gerenciamento, colocando-a em uma rede separada ou, ainda que esteja na mesma rede, fazer o isolamento da VLAN.

Mito: ataques pela internet são mais comuns na nuvem do que em um data center local

Ameaças vindas da internet são reais, mas não são mais ameaçadoras na nuvem do que em qualquer outro ambiente. Os principais problemas de segurança na nuvem que podem se manifestar tem origem fora dela, tais como violações de dados, invasão de conta, APIs inseguras e negação de serviço (DDoS).

Essas preocupações não são novas quando falamos em serviços conectados à internet e já possuem uma gama de proteções que pode ser utilizada para evitar esses ataques. 

Microsoft Azure é melhor que datacenters locais

Enquanto os servidores locais podem ter sido uma ótimo solução durante alguns anos, com o aumento e sofisticação dos ataques cibernéticos e no atual cenário econômico é preciso pensar em soluções que reduzam custos e tragam mais segurança para os dados da empresa.

Datacenters próprios exigem que você tenha um especialista em segurança da informação dedicado ao sistema, para evitar a ocorrência de vazamentos e bloquear as tentativas de infiltração dos crackers (hackers criminosos).

Ele também te deixa mais vulnerável a falhas de hardware, visto que o sistema estará instalado em servidores físicos que, assim como o seu computador, podem apresentar falhas e gerar gastos com manutenções a qualquer momento.

Sendo assim, migrar para um serviço em nuvem, sem dúvida, é a melhor escolha para manter sua empresa competitiva e desfrutar do que há de melhor em tecnologia no mercado.

Se você tiver lido até o final deste post, já entendeu os benefícios de possuir um ambiente em nuvem na sua PME. Aqui, te demos uma visão geral sobre alguns dos melhores recursos que o ecossistema Microsoft Azure tem para oferecer. 

O Azure continua a crescer rapidamente, adicionando suporte para vários recursos, aplicações e plataformas de tecnologia diferentes, aparentemente em uma base semanal. Então, se você já decidir a migrar para a nuvem, o Azure definitivamente é a melhor escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *