O Ransomware tem se tornado um problema cada vez mais constante para as empresas e o Brasil virou um dos principais alvos desse tipo de ataque cibernético.
É necessário tomar muito cuidado e realizar os procedimentos básicos de segurança para não se tornar uma vítima de Rasomware, o que pode ser devastador para qualquer organização.
Continue a leitura para receber nossas dicas de como se proteger melhor e não permitir que um ataque desses destrua sua empresa!
O que é o Ransomware?
O Ransomware é um formato de software malicioso (malware) que, uma vez instalado no seu computador, bloqueia seu acesso ao sistema operacional e a qualquer arquivo dentro dele. Essa situação é chamada também de “sequestro de dados”, pois o sequestrador, após instalar o Ransomware, solicita um resgate em troca da promessa de liberar novamente seu acesso, o que nem sempre ocorre mesmo após o pagamento.
Caso o computador sob ataque estiver conectado a uma rede interna, em muitos casos o malware se espalha por toda a empresa e bloqueia o acesso de todos os outros computadores e servidores.
1 em cada 5 empresas fecham as portas após um ataque de ransomware.
De acordo com uma pesquisa realizada em 1.054 empresas na América do Norte, França, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Singapura, 22% tiveram que parar após os ataques. Estima-se que no Brasil esse percentual seja ainda maior, já que por aqui os cuidados com a segurança cibernética tem sido menor que em países desenvolvidos.
Nessa mesma pesquisa também foi identificado que a maior parte dos ataques de Ransomware ocorrem por causa do “fator humano”. Mesmo que as empresas tenham uma boa estratégia de segurança, ainda assim são necessários constantes treinamentos para os funcionários terem cada vez mais consciência desse perigo.
Como se proteger do Ransomware?
Segurança cibernética é uma das maiores prioridades da TI e por isso nosso objetivo é te ajudar a se proteger melhor. Veja abaixo nossa lista com dicas simples, porém que fazem toda a diferença.
Faça Backups
Uma das estratégias mais eficazes para a segurança cibernética é o backup de dados. Mesmo que você seja vítima de Ransomware e todos os arquivos e computadores na sua rede sejam bloqueados, ainda assim é possível “limpar” a rede e recuperar seu backup completamente.
O sucesso dessa estratégia irá depender de como você fará os backups e o período entre um backup e outro. Caso seus backups estejam armazenados no servidor local, é possível que o Ransomware chegue nele.
Uma solução de backup em nuvem é muito mais eficaz. Com ela, seus arquivos possuem diferentes camadas de proteção até chegar na nuvem e pode ser feito de forma automática em curtos espaços de tempo, assim as versões mais recentes dos seus arquivos terão o backup garantido.
CONTEÚDO RECOMENDADO
👉Backup na nuvem para empresas: tire todas as suas dúvidasTreine seus funcionários
Só nos EUA, 37% dos ataques ocorreram por abertura de anexos de e-mails e 27% por links falsos, também nos e-mails. Isso demonstra como a falha humana é o elo mais fraco para a entrada do Ransomware.
Todas as empresas precisam incluir treinamentos constantes sobre segurança cibernética em suas estratégias. Sempre que um novo colaborador iniciar, ele precisa estar ciente das políticas de segurança da organização. Além disso, é fundamental promover treinamentos periódicos e atualizar mesmo que já foi treinado há algum tempo, pois a cada ano mais métodos de ataques são desenvolvidos e aperfeiçoados por cyber criminosos.
Use um bom software de segurança
Não apenas para o Ransomware como para todos os outros tipos de ameaças que rondam a internet, é fundamental ter um software de segurança de alta qualidade, desenvolvido por uma empresa consolidada e confiável.
Nós da TECJUMP utilizamos o Kaspersky e recomendamos para todos os nossos clientes. Ele irá proteger equipamentos, senhas, softwares, estabelecer firewall entre outros.
Mantenha seus softwares atualizados e licenças em dia
Não é à toa que o Windows e outros softwares importantes lançam atualizações com uma certa frequência. Boa parte dessas atualizações são voltadas para melhorias de segurança, corrigindo possíveis falhas e aprimorando os mecanismos de defesa. Isso também incluir a atualização do próprio antivírus.
Novos formatos de Ransomware são lançados todos os dias e por isso as atualizações são necessárias. Caso contrário, o software instalado terá proteção apenas para que “já é conhecido”, ficando vulnerável a malwares desconhecidos, desenvolvidos após sua última atualização.
Dica final
Seguindo essas dicas você já terá um nível de segurança muito mais avançado. Mesmo assim, se você quiser ter uma estratégia de segurança cibernética completa, será necessário ir além.
A dica final é: acione seu parceiro de TI para questioná-lo sobre como melhorar sua segurança e pedir para que ele realize muitos testes , procure seus pontos fracos e informe os próximos passos.