Uma questão muito importante dentro que qualquer empresa é a contratação de um plano de internet que seja adequado às necessidades do negócio. Para isso, é fundamental considerar todas as demandas e, principalmente, a realidade das equipes de trabalho.
De modo geral, os gastos com comunicação — interna e externa — são sempre elevados. Por isso, merecem atenção especial. E existem várias maneiras de gerenciar essas contas, garantindo mais praticidade e economia.
Muitas operadoras, por exemplo, oferecem planos corporativos no formato de “combo”, incluindo telefonia e internet. Assim, antes de assinar o contrato é preciso avaliar todas as condições, facilidades, benefícios e, é claro, o suporte técnico.
Também é importante observar todos os itens do pacote, tais como velocidade e franquia de dados. Afinal, esses itens influenciam diretamente na qualidade dos acessos.
No entanto, sabemos que existem muitos planos empresariais disponíveis no mercado, o que pode confundir bastante na hora de escolher o mais adequado. Por isso, neste post veremos tudo o que é preciso ter em mente para acertar na escolha do plano de internet! Vamos lá?
Tipos de conexão
Atualmente, existem vários tipos de conexão para internet disponíveis, e a escolha depende, em primeiro lugar, da infraestrutura disponível e da cobertura regional. Além disso, há ainda outras diferenças importantes entre os modelos oferecidos pelas prestadoras.
Vejamos, então, as principais delas:
1. Conexão compartilhada ou dedicada
A conexão compartilhada é aquela em que o provedor da operadora é utilizado por vários outros clientes. Nesse caso, a velocidade pode oscilar de acordo com o número de usuários conectados naquele momento. E essa oscilação pode prejudicar ou atrasar operações e transações importantes.
Por outro lado, dentre as vantagens de adquirir esse tipo de serviço estão o baixo custo e a viabilidade e rapidez de instalação.
Já a conexão dedicada é baseada em uma ligação direta com o provedor da operadora, sem interrupções, por meio de um link reservado, o que garante a estabilidade do sinal e a velocidade contratada. Por isso, esse padrão é indicado para empresas que precisam de uma internet de alta performance.
Outro aspecto favorável é a redução de custos com o sistema de telefonia VOIP. Contudo, para contratar esse tipo de serviço é preciso procurar uma operadora especializada, pois é fundamental realizar um estudo prévio de viabilidade.
2. Via cabo
A conexão via cabo ainda é bastante comum hoje em dia, mas sua implantação é mais cara e leva mais tempo.
Nesse caso, é necessário instalar um sistema de cabeamento para interligar todos os computadores da empresa. Entretanto, esse tipo de conexão também assegura mais estabilidade e confiabilidade.
3. ADSL
ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) significa “Linha Digital Assimétrica para Assinante” — em que o termo “assimétrica” diz respeito ao fluxo de dados, que garante uma velocidade maior para os downloads do que para os uploads.
Nesse formato, a navegação não impede o uso da linha telefônica, e é possível encontrar planos com velocidades variadas e preços proporcionais.
Além disso, vale lembrar que a ADSL costuma apresentar um bom desempenho para a troca de informações simples, mas sofre redução na velocidade em horários de pico.
4. Via rádio
A internet via rádio é bastante utilizada em locais públicos, como bares, restaurantes, lanchonetes, livrarias, aeroportos e shoppings. Essa tecnologia funciona por meio de repetidores, que distribuem o sinal de conexão do servidor para toda a empresa.
O modelo dispensa, assim, a instalação de cabeamento e tem baixo custo, principalmente quando o acesso é compartilhado. Mas, assim como no padrão ADSL, é possível observar uma queda no seu desempenho sempre que há uma grande quantidade de usuários simultâneos.
Além disso, ele requer protocolos de segurança da informação mais robustos, com a intenção de proteger a rede contra o acesso de pessoas não-autorizadas. Dentro dessa categoria estão as conexões Wi-Fi e WiMax, que se destacam por possuir longo alcance e alta velocidade.
5. Via fibra ótica
Sendo uma das tecnologias mais modernas do mundo, a fibra ótica vem ganhando mais espaço entre os clientes. Sua alta performance e os preços cada vez mais acessíveis fazem com que esse tipo de conexão conquiste a preferência de muitos consumidores — residenciais e empresariais.
Na verdade, a fibra ótica se diferencia porque transforma todo sinal em luz, por meio de conversores específicos. Conversão essa que garante o aproveitamento máximo do fluxo de dados. Além disso, não há taxas para downloads e uploads, nem limites para conexões paralelas.
Outro ponto a ser mencionado é que a fibra ótica não é suscetível às tradicionais interferências e, por isso, passa a ser mais confiável — o que ainda contribui para prevenir a perda de dados importantes ou sigilosos.
6. 3G e 4G
O 3G é uma tecnologia de conexão para internet móvel, de alta velocidade. Já o 4G é uma versão melhorada do mesmo conceito, e é ainda mais rápida, com taxas superiores para download e upload. Entretanto, é preciso pesquisar em quais regiões do país o sinal está disponível.
Além dos tipos de conexão, é essencial observar também outros dois fatores cruciais no plano de internet: velocidade e franquia.
Velocidade
Quando o assunto é velocidade, é essencial considerar qual é a necessidade real da empresa. Afinal, esse é um item que influencia no preço final, e não adianta contratar pacotes caros se as tarefas do dia a dia não exigem uma banda tão eficiente.
Antes de adquirir um plano de internet, deve-se realizar um diagnóstico completo das demandas internas, e observar qual é a velocidade ideal para o negócio. Isso depende do número de computadores interligados, da complexidade das rotinas diárias e dos arquivos regularmente produzidos e acessados pelos funcionários.
De toda forma, hoje é fácil encontrar planos pensados especialmente para pequenas e médias empresas, e também para as grandes organizações. Nesse caso, a recomendação é buscar a opinião de com um consultor, capaz de indicar a melhor solução para cada empresa.
Franquia de dados
Grosso modo, a franquia é a quantidade de dados que pode ser utilizada mensalmente para downloads de documentos, imagens ou vídeos. Nesse caso, mais uma vez, é importante analisar a necessidade e o consumo da empresa para que o pacote comprado atenda às expectativas, e evite transtornos futuros.
Antes da contratação do plano de internet, é preciso ainda verificar se existe alguma limitação, pois alguns provedores restringem a quantidade de bytes baixados e cobram uma tarifa adicional pelo excedente.
Enfim, avaliando todas essas alternativas, é mais fácil escolher um plano de internet compatível com as exigências da empresa. E, assim, reduzir custos fixos e variáveis, agilizar e simplificar a comunicação entre gestores e equipes e, ainda, aumentar a produtividade e a eficiência corporativa!
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