Como a tecnologia vem sofrendo mudanças rápidas, sobretudo por conta da computação em nuvem, muitos gestores passaram a se questionar sobre o insourcing e o outsourcing de TI. A pergunta básica é: “qual dessas práticas atende melhor a minha empresa?”.
Se você também se faz esse questionamento, chegou ao artigo certo. Aqui, vamos refletir sobre as principais diferenças entre esses modelos, as vantagens e os desafios que eles oferecem, entre outros pontos. A ideia é que, ao final da leitura, você consiga identificar com clareza qual estratégia adotar.
Continue lendo para entender:
O outsourcing de TI
Para a maior organização de pesquisa em tecnologia do mundo, a Gartner, o conceito de outsourcing de TI é bem simples: “o uso de prestadores externos de serviços para obter tecnologia efetiva”.
Em bom português, estamos falando da terceirização de serviços ou tarefas estratégicas do departamento de TI. A empresa busca no mercado um fornecedor que tenha expertise e recursos para realizar atividades que ela própria não tem ou que lhe custe muito dinheiro e tempo para realizar por conta própria.
Entre os benefícios do outsourcing de TI, destacam-se:
- redução e controle de gastos operacionais;
- melhorias no foco da empresa;
- busca de acesso a capacidades superiores às disponíveis internamente;
- liberação de recursos internos;
- superação de falta de recursos (tecnológicos, humanos, de conhecimento etc.);
- obtenção de controle sobre funções difíceis de gerenciar por conta própria.
Em suma, os empresários recorrem ao outsourcing de TI para ganhar eficiência e aumentar a qualidade dos serviços de TI para os usuários, executar projetos complexos (desenvolvimento de softwares, por exemplo), reduzir gastos com contratação de pessoal, ter acesso à soluções atualizadas em tempo hábil e aumentar a produtividade do time de tecnologia.
O INsourcing de TI
Como o próprio nome sugere, o insourcing é o contrário do outsourcing. Trata-se da prática de manter tudo internamente, não contratando fornecedores para terceirizar serviços e projetos. É o que tradicionalmente é feito nas organizações.
Normalmente, essa prática denota uma gestão um pouco mais conservadora. Com o insourcing, os gestores mantêm tudo debaixo dos seus olhos e conseguem dimensionar os recursos conforme suas próprias regras.
Por outro lado, a inovação pode ser inibida quando se pratica o insourcing como única fonte de obtenção de recursos tecnológicos. Ou seja, os mesmos profissionais com as mesmas capacidades técnicas seguirão fazendo seu trabalho e, na maioria das vezes, serão engolidos pela rotina.
O maior desafio do insourcing é, normalmente, invisível em curto prazo. Ele faz com que não haja muito espaço para a inserção de novidades e também com que o tempo para inovar se torne mais escasso.
A melhor escolha para o seu negócio
Bem, se até aqui falamos sobre os benefícios do outsourcing e do insourcing e também sobre os desafios desses 2 modelos de gerir e utilizar recursos e serviços tecnológicos, chegou a hora de responder a pergunta principal do artigo: “afinal, qual deles é a melhor escolha para a minha empresa?”.
A resposta cada gestor poderá dar de acordo com o seu negócio. Isso porque cada um sabe exatamente como estão seus processos, onde estão os gargalos e quais são as oportunidades de melhorias.
O que podemos dizer é que um híbrido das 2 abordagens é muito saudável. É dizer: é importante que a empresa tenha sua própria equipe e sua infraestrutura, mas também é muito inteligente buscar no mercado parceiros que possam incrementar o poder tecnológico da organização.
O outsourcing de TI já é uma prática amplamente utilizada no Brasil. Tanto que o Everest Group realizou um estudo no qual descobriu que somos um dos países com mais oportunidades nesse mercado em todo o mundo.
Em 2013, quando a popularidade dessa forma de utilizar soluções e serviços de TI ganhou força ao redor do planeta, a IDC identificou aqui um mercado que já movimentava cerca de R$ 12 bilhões.
Os cuidados ao implementar uma estratégia de outsourcing de TI
Logicamente, terceirizar algumas ou todas as capacidades de TI oferece desafio, sobretudo de gestão. Cabe ao gestor criar mecanismos para administrar o relacionamento com fornecedores, tomar cuidados na hora de realizar contratos (segurança da informação, direitos autorais, confidencialidade etc.) e também mensurar os retornos obtidos com a prática.
A criação da sinergia entre o time interno e os colaboradores do fornecedor também pode ser um desafio, especialmente no começo. Nada que impeça a adoção dessa prática, pois adaptabilidade é uma habilidade que os profissionais da área estão tendo que desenvolver nessa era de transformação pela qual estamos passando.
Esses são alguns cuidados que devem ser tomados na hora de contratar serviços de fornecedores de TI:
- conhecer bem os requisitos técnicos e de negócio da empresa;
- diagnosticar as necessidades e buscar fornecedores competentes que possam supri-las;
- detectar, entre os inúmeros prestadores de serviços, aqueles que combinem com o modo da empresa de gerir sua estratégia de TI;
- tomar todos os cuidados na transição do modelo tradicional para a terceirização (gestão da mudança);
- avaliar constantemente as entregas dos fornecedores e se certificar de que os níveis de acordos de serviços estão sendo cumpridos.
A mescla de insourcing e outsourcing de TI
O que podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, é que o foco da equipe interna em atividades mais analíticas e consultivas aumenta quando ela conta com apoio externo. O negócio como um todo ganha mais flexibilidade para testar possibilidades, implementar serviços mais disruptivos e há constante renovação de metodologias e práticas vindas do mercado, cada vez mais dinâmico e inovador.
Não é por acaso que, segundo a IDC, os serviços baseados em nuvem e outras formas de tecnologia disruptiva deverão movimentar 40% dos investimentos em TI ao longo de 2017 em toda a América Latina. As empresas estão modernizando suas abordagens e vendo no outsourcing e em outras práticas de gestão aberta grandes benefícios para impulsionar seus negócios.
E você, já conta uma estratégia de outsourcing de TI ou ainda prefere trabalhar apenas com o insourcing? O que achou deste post? Para saber como podemos te ajudar, entre em contato conosco agora mesmo!