Gestão de empresas: como ter um negócio sustentável?

Nos últimos anos, o mundo corporativo viu a exploração exagerada de recursos naturais dar lugar à sustentabilidade. As companhias se sentiam cada vez mais no dever de apostar em práticas que não prejudicam o meio ambiente e a sociedade em geral. Com isso, surgiu, então, o conceito de empresa sustentável.

O termo refere-se a empresas que estimulam, desenvolvem e implementam iniciativas com vistas a promover a rentabilidade e a lucratividade, ao mesmo tempo em que buscam diminuir os impactos ambientais e gerar oportunidades futuras para as comunidades nas quais se inserem.

Apesar de cada vez mais comum, essa mudança de comportamento é bastante recente e tem acontecido gradativamente. Afinal, ter um negócio sustentável não é tão rápido e fácil. É preciso identificar oportunidades, ter comprometimento e, claro, conscientizar os colaboradores e os líderes para que entendam a importância de mudar suas atitudes.

Dicas para se tornar uma empresa sustentável

Não importa o tamanho da empresa. Um negócio sustentável deve adotar, sempre, iniciativas que visam o desenvolvimento econômico sem impactar diretamente no meio ambiente, trabalhando diariamente para garantir o equilíbrio ambiental, social e econômico.

O ideal é que as empresas, primeiro, identifiquem e meçam seus impactos, a fim de criar um projeto de práticas sustentáveis, com uma estratégia e medidas que deverão ser realizadas por todos os funcionários. Sem isso, as ações podem ser perdidas e os resultados deixarem de ser mensurados.

A seguir, você encontra algumas dicas para garantir que sua organização se torne, efetivamente, sustentável:

Use luzes de LED

Luzes de LED têm maior durabilidade se comparadas às lâmpadas tradicionais. Além disso, elas têm menor impacto ambiental, já que são descartadas com menos frequência. Ao reduzir o consumo de energia, a empresa consegue economizar dinheiro e, ainda, ajudar o meio ambiente, diminuindo as taxas de emissão de gases prejudiciais.

Reduza a utilização de papel

Atualmente, com o auxílio da tecnologia, é possível substituir o papel, sem perda de eficiência ou praticidade. Os relatórios impressos, por exemplo, podem ser perfeitamente substituídos por documentos digitalizados, enviados por e-mail, compartilhados na nuvem ou apresentados em um tablet.

Por isso, busque alternativas que diminuam o uso desse recurso. Quando isso não for possível, você pode, por exemplo, reutilizar o papel como rascunho ou enviá-lo para reciclagem, de modo que um novo produto possa ser feito.

Apague as luzes

Pinte as paredes com cores claras, deixe as janelas e as cortinas abertas e aposte em locais com vidros espelhados. Isso garante que o ambiente fique mais iluminado — diminuindo a necessidade de utilizar as luzes artificiais — e, principalmente, mais fresco, evitando o uso do ar-condicionado.

Descarte corretamente os resíduos gerados

Implemente a coleta seletiva em todos os andares com a ajuda de lixeiras coloridas. Além de incentivar a separação de resíduos, a empresa garante a geração de empregos nesse setor da economia.

Desligue os computadores e tire da tomada os equipamentos que não são diariamente usados

Desligue os aparelhos eletrônicos e tire da tomada aqueles equipamentos que não precisam ficar o tempo todo ligado, como computadores, carregadores de celular, entre outros. Qualquer equipamento que dependa de energia elétrica para funcionar continua consumindo-a, mesmo se estiver simplesmente conectado à tomada.

Dessa forma, o ideal é tirar da tomada esses equipamentos eletrônicos após encerrar o expediente. Lembre-se que deixar o laptop em stand by e desligar os monitores ao sair da sua mesa, isto também auxilia a economizar energia.

Evite desperdícios

Busque formas de aumentar a eficiência operacional, reduzindo o desperdício. Você pode implantar um sistema de coleta da água da chuva para utilizar nas descargas ou, ainda, investir em um sistema à base de energia solar.

Hoje em dia, cada vez mais empresas têm realizado esse tipo de iniciativa porque, além de mitigar o impacto ambiental, ajuda a atingir os resultados esperados com a menor quantidade de recursos possíveis. Isso quer dizer que ações como essa geram uma economia financeira importante, sobretudo a longo prazo.

Prefira aparelhos mais novos

Substitua equipamentos e ferramentas eletrônicas antigas por novas que tenham taxas de emissão menores.

Por exemplo, ao comprar um computador, aposte em uma versão com bateria mais duradoura ou que disponibilize uma função de economia de energia, por exemplo. Desse modo, você conseguirá utilizar a eletricidade de modo mais racional e eficiente.

Conscientização e responsabilidade social

Adotar essas medidas garante que a empresa não apenas minimize os impactos negativos, mas também registre uma redução de gastos no fim do mês. No entanto, é preciso ir além da adoção de iniciativas como essas.

Uma empresa sustentável atua, também, com foco na responsabilidade social. Por isso, é preciso investir em temas como:

Parcerias locais

Incentivar o comércio local é uma das formas mais eficazes de garantir o desenvolvimento sustentável da região. Por isso, ao separar o lixo, envie-o para cooperativas locais ou, ainda, entregue os produtos recicláveis para um coletor da região.

Além disso, prefira contratar profissionais que morem na comunidade do entorno. Para isso, aposte em parcerias com ONGs ou associações de trabalhadores.

Outra dica importante está relacionada a estabelecer parcerias com empresas que trabalham de forma sustentável, com profissionais como bikeboys ou courriers.

Trabalho voluntário e em equipe

A sustentabilidade permite aprofundar o relacionamento, a educação e o engajamento das pessoas por meio de diversas iniciativas. Por isso, é importante trabalhar na conscientização e promover ações que façam com que os seus colaboradores participem ativamente, como voluntariado.

Lembre-se de que tudo o que é bem divulgado atinge maior abrangência.

Conscientização

Uma ideia não vai para frente se as pessoas não acreditarem nela, não é mesmo? Por isso, muito mais do que implantar lixeiras de coleta seletiva, por exemplo, é preciso explicar aos seus colaboradores porque é importante fazer isso e de que modo eles podem ajudar a mudar a realidade do mundo atual.

Uma boa alternativa é fazer workshops sobre sustentabilidade para engajar os funcionários e mostrar como cada contribuição individual é importante.

Além dessas dicas, é de extrema importância que as empresas invistam em informação. É preciso entender cada etapa dos processos e iniciativas, e refletir de que forma isso pode ajudar, efetivamente, a comunidade e a empresa em si.

Por isso, frequente palestras, contrate consultorias ou pessoas que auxiliem você a tirar as ideias do papel. Assim, será possível garantir que as ações sejam realizadas da maneira correta.

Lembre-se de que, ao adotar metas e objetivos sustentáveis, você está firmando um compromisso com o planeta e com toda a sociedade, por meio da construção de uma empresa sustentável.

Gostou do nosso artigo? Comente no post e nos conte de que forma sua empresa tem atuado para ser mais sustentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *