O uso de computação em nuvem é um fato já bem estruturado no mercado mundial. O número expressivo de vantagens que esse novo conceito de trabalho viabiliza às empresas leva a entender por que esse mercado é tão encorajador, enquanto a alocação de dados na nuvem cresceu de forma absurda em poucos anos.
Existem diversas modalidades de serviços ofertados na computação em nuvem que facilitam de forma imediata a vida de gestores e usuários de TI. Por muitos motivos, essa tecnologia passou de uma tendência para uma realidade concreta, sendo utilizada em todos os segmentos que atuam hoje no mercado.
Armazenar os dados na nuvem é vantajoso em muitos aspectos. É claro que toda tecnologia tem seus riscos, e a nuvem não foge deles. Entretanto, a evolução dos sistemas de segurança é constante e conta com as melhores empresas e profissionais que existem no mercado de TI, tornando praticamente nula a possibilidade de falhas e aberturas para acessos mal-intencionados.
Benefícios ao utilizar cloud computing
Veja algumas vantagens que você encontrará ao migrar seus dados para servidores na nuvem!
Maior segurança
Se uma empresa não cuidar de forma rigorosa da segurança de suas informações, ela pode vivenciar enormes estragos, caso seus dados sejam invadidos e/ou roubados. O risco aumenta porque as ameaças à segurança da informação evoluem em extrema velocidade.
Migrando para a cloud computing, a segurança é incrementada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança, que são organizados em camadas. Os encarregados da vigilância são profissionais especializados e altamente capacitados para lidar com qualquer tentativa de ataque aos dados.
Agilidade nas mudanças tecnológicas
Quando uma empresa administra seu próprio data center, utilizando os esforços de uma equipe de TI local, e necessita realizar mudanças — atualizando os servidores ou alterando geograficamente sua localização —, essa tarefa se torna muito complicada. Isso acontece porque há muita perda de tempo e quase sempre ocorrem problemas.
Para atualizar um servidor que está instalado na nuvem, existe muita praticidade. Os profissionais responsáveis realizam todas as configurações necessárias de sistema de forma remota, e o novo quadro começa a funcionar de forma praticamente imediata.
As atualizações de hardware também ficam a cargo do prestador do serviço, e ele sempre manterá os dispositivos atualizados e com capacidade de trazer um excelente desempenho.
Aproveitamento da escalabilidade
Um servidor de uma empresa pode ter sido instalado com o que há de melhor no mercado, mas, com o tempo, ele atingirá sua capacidade máxima, conforme a evolução do negócio.
Quando isso ocorre, existe a necessidade de novas despesas com hardware. Enquanto a atualização das tecnologias não acontece, os sistemas ficam lentos e às vezes indisponíveis, causando terror aos usuários.
Com a escalabilidade presente na nuvem, todo esse cenário é modificado, pois a realização de upgrades e downgrades é muito oportuna, o que permite manter os servidores sempre capazes de entregar o desempenho desejado.
Custos reduzidos com infraestrutura interna
A manutenção de data centers, servidores e vários profissionais para cuidar da infraestrutura de TI é um custo alto para a empresa. Esse gasto poderia ser convertido em investimentos no core da organização, mesmo com toda a importância da TI.
Utilizando computação em nuvem, praticamente todos os equipamentos — que antes ocupavam espaço e tempo para instalação e manutenção — já não são necessários. Os cuidados com a infraestrutura podem ser passados de maneira integral para o fornecedor dos serviços, e muitos funcionários podem ser alocados em áreas que busquem inovação para o futuro da empresa.
Alta disponibilidade sempre que for preciso
A chance de indisponibilidade nos serviços de TI é muito baixa na cloud computing, pois problemas com a infraestrutura têm uma taxa de ocorrência que beira a 0%.
São empregues variadas proteções para prevenção contra esse tipo de adversidade, como backups automáticos, estruturas redundantes (tanto elétricas como de rede) e a distribuição geográfica de servidores, que minimizam a possibilidade de interrupção dos serviços.
Devidos cuidados com a localização dos dados na nuvem
Quem usa a nuvem não sabe exatamente onde os dados estão armazenados; essas informações podem estar guardadas em qualquer lugar do globo. No entanto, isso não é motivo para se preocupar.
O fornecedor se comprometerá a armazenar e processar dados em alçadas específicas, tomando o compromisso de obedecer aos requerimentos de privacidade que a empresa negociou no contrato assinado por ambos e respeitando todas as normas — inclusive legislativas.
Quais os riscos ao guardar seus dados na nuvem?
Quando se fala de sistemas computadorizados, sempre haverá o risco de invasões aos servidores e aos dados. Esse é um problema geral, vai desde o computador pessoal de alguém ao maior servidor do mundo.
Na nuvem também ocorrem essas situações, mas seguramente se pode afirmar que os dados nesse local estarão mais seguros do que se estivessem em servidores administrados pela própria empresa.
As gigantes da tecnologia oferecem ferramentas específicas para a administração das informações no ambiente da nuvem. Elas constantemente são atualizadas com funções ainda mais capazes de proteger, com artifícios como a desfragmentação e a criptografia dos dados.
Escolher a nuvem é um risco calculado e muito menor do que administrar o próprio data center.
Como migrar seus dados para a nuvem?
Para realizar a migração das informações da sua empresa para a nuvem, é preciso conhecer quem fornece esse serviço com qualidade e tem boas referências de mercado.
Não são somente empresas gigantes como Google, Amazon e Microsoft que possuem ofertas de cloud computing. Portanto, é necessário pesquisar muito e acordar um contrato com um parceiro de confiança.
Ao escolher migrar para a nuvem, o empreendimento sentirá o impacto dessa decisão, percebendo seguramente como ela foi acertada — pois, apesar dos pequenos riscos, os benefícios de usar esse novo conceito são lucrativos em muitos níveis. Como a demanda pela TI agora é mais estratégica e menos operacional, a empresa perceberá que agora é o momento de correr atrás dessa mudança.
Com tantas possibilidades de evoluir o negócio, e ainda agregando valor, guardar os dados na nuvem é uma transição que deve ser almejada por quem busca obter sucesso em um mercado tão concorrido.
Gostou de descobrir as vantagens que você levará para sua empresa deixando seus dados na nuvem?
Então, assine nossa newsletter e receba sempre as melhores novidades referentes ao assunto e sobre o mundo da tecnologia!