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Entenda como contratar a melhor consultoria de TI para PMEs

Na maioria das pequenas empresas, os gestores não têm tempo — e nem recursos suficientes — para dedicarem-se a um departamento de TI em período integral. E mesmo que o tivessem, a sobrecarga seria tão alta que inviabilizaria empregar uma equipe de TI completa. Isso tem levado os pequenos empresários a buscarem alternativas, como a contratação de uma consultoria de TI para PME.

Para as pequenas empresas, a contratação de um serviço de consultoria de TI pode resultar em uma rentabilidade financeira e elevar o patamar de competitividade pelas tecnologias e metodologias aplicadas. Além de possibilitar que a empresa evolua rapidamente sem gerar grandes custos ou despesas adicionais, esse tipo de serviço gera muitos benefícios ao negócio.

Mas, nem tudo é tão simples. Antes você precisa escolher a empresa certa para trabalhar de forma alinhada com os objetivos do seu negócio. Pensando nisso, desenvolvemos um post com as dicas mais importantes que você deve seguir para contratar a melhor consultoria de TI para PME.

Confira!

O que é consultoria de TI?

A consultoria de TI é um serviço que ajuda as empresas a avaliarem diferentes soluções tecnológicas e metodológicas que, ao implementá-las, alinham suas estratégias de tecnologia com as estratégias de negócios ou processos.

Basicamente, esses serviços atendem às necessidades de TI das empresas, fornecendo planejamento estratégico, estrutural, operacional e de implementação.

O planejamento estratégico inclui serviços de assessoria que ajudam os clientes a avaliar suas necessidades de TI e a formular planos de implementação de soluções por meio de softwares, por exemplo.

O planejamento estrutural inclui serviços de consultoria que combinam o plano estratégico e o conhecimento de tecnologias emergentes para criar o design lógico do sistema e da infraestrutura de suporte, para atender aos requisitos do cliente.

O planejamento operacional inclui a avaliação dos processos (benchmarking) para medir a eficiência e a capacidade do ambiente de TI de um cliente.

Por fim, na implementação, os processos são monitorados e testados até funcionar corretamente.

Lembrando que, se a empresa deseja criar e manter força competitiva no mercado, esse deve ser um ciclo contínuo. A tecnologia não para de evoluir. Por isso, repetir o ciclo é fundamental para uma atualização constante.

Por que contratar uma consultoria de TI para PME?

Existem inúmeras vantagens que tornam a consultoria de TI um excelente investimento estratégico. Confira os principais abaixo:

  • gerar capacidade de gerenciar os dados mais importantes de forma mais efetiva;
  • permitir a transferência de know-how entre os profissionais das duas empresas;
  • potencializar o Business Intelligence (inteligência de negócios);
  • inserir novas tecnologias e metodologias ao negócio;
  • aumentar a segurança das informações e sistemas;
  • ajudar a empresa a reduzir custos operacionais;
  • desenvolver força competitiva para a empresa;
  • descobrir falhas operacionais, corrigindo-as;
  • melhorar a gestão de recursos;
  • manter disponibilidade em uma escala 24/7/360.

Como funciona uma consultoria de TI para PME?

Ao contratar uma consultoria de TI para PME, os profissionais vão realizar tarefas como um passo a passo. Trata-se de uma metodologia estratégica para descobrirem como podem ajudar, quais recursos serão necessários, quando e por quê. Conheça os principais processos abaixo:

  • avaliação das necessidades da empresa;
  • designação dos profissionais certos para lidar com essas necessidades (capacitações específicas);
  • análise e apontamento das falhas, trabalhando na correção e melhorias da infraestrutura de TI;
  • apresentação de soluções (tecnologias e metodologias) definitivas e permanentes para o negócio caminhar com as próprias pernas após o fim da consultoria;
  • alinhamento dos objetivos do negócio com o departamento de TI;
  • repetição do ciclo, caso seja necessário.

Como contratar uma boa consultoria de TI?

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma consultoria de TI para PME, bem como entende a sua importância para o negócio, é hora de escolher uma prestadora de serviços que atue como parceira. Siga os passos abaixo e você terá grandes chances de sucesso nessa empreitada:

1. Avalie as necessidades da empresa

O primeiro passo que deve ser dado é entender o motivo principal da contratação da consultoria. Quanto mais precisa e direta for essa percepção, mais ela deve contribuir para se chegar a um melhor serviço. Por exemplo: ter uma infraestrutura de TI com um Data Center hospedado na nuvem, para otimizar os processos operacionais e agregar mobilidade a eles.

Essa informação não limita os profissionais a esse objetivo. Eles devem atuar com foco em atender a esse desejo manifestado, mas vão fazer um diagnóstico completo para apontar onde mais a empresa pode melhorar, para formar uma estrutura de TI mais sólida e eficiente.

2. Busque referências no mercado

Para ter certeza de que terá um parceiro perfeito para a estratégia, verifique a reputação da empresa no mercado. Busque referências nas redes sociais, com clientes atuais e antigos, em fóruns on-line etc.

Além disso, solicite alguns cases de sucesso para conhecer melhor o trabalho da empresa. Isso inclui:

  • práticas utilizadas;
  • prazos respeitados;
  • níveis de soluções oferecidas;
  • grau de satisfação dos clientes etc.

3. Pesquise o suporte oferecido

O suporte técnico é um dos pontos de maior importância ao contratar uma consultoria de TI para PME, pois, se algo der errado durante o trabalho, será preciso contar com um atendimento com soluções rápidas para não afetar a produtividade da empresa. Afinal, quanto mais tempo o negócio fica parado, mas dinheiro é perdido.

Faça contato com a empresa diversas vezes e por todos os canais de atendimento disponíveis. Se puder, simule problemas e teste a rapidez e nível técnico das soluções oferecidas. Você pode fazer isso antes, durante e após os serviços de consultoria.

4. Exija um contrato SLA

O SLA (Service Level Agreement) é uma espécie de contrato, mas voltado para a área de TI. Nele, além das cláusulas de um contrato comum, empresas e clientes podem se resguardar especificando com detalhes:

  • níveis de produtos e serviços contratados;
  • prazos combinados;
  • valores;
  • responsabilidades e obrigações etc.

Além da segurança, o SLA é uma garantia de que você e a empresa concordaram com os termos acordados, dando a ambos o direito de recorrer judicialmente em caso de descumprimento de alguma cláusula.

Contratar a melhor consultoria de TI para PME traz inovação ao negócio. Tecnologias e metodologias devem otimizar os processos de TI e de toda a empresa, fazendo com que ela produza mais com qualidade, em menos tempo e com menos recursos. Com a redução de custos, a empresa pode aumentar a sua margem de lucro e crescer de forma sustentável.

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