Gerir uma pequena empresa implica a necessidade de lidar com limitações de tempo e orçamento, e certamente, você não deseja passar horas na internet pesquisando como fazer as coisas – Tecnologia pode ser bem complicada se você não souber o que está fazendo. Por isso, contratar uma Consultoria de TI é a melhor opção, pois você irá contar com experts para auxiliar na escolha das melhores soluções disponíveis e deixar a TI da sua empresa em dia.
Existes centenas de benefícios que uma consultoria de TI pode proporcionar. Selecionamos os 7 principais que são viáveis para a maioria das empresas, independente do porte. Boa leitura!
1. Obter auxílio técnico
Ao contratar uma consultoria de TI, você obtém acesso a informações a respeito de quais servidores, softwares e hardwares podem atender às suas necessidades e orçamento, de acordo com seus planos de negócios. Sem precisar gastar tempo em decisões técnicas de TI, você pode tranquilamente se concentrar em seu core business.
Consultores experientes conhecem os melhores métodos para auxiliar você a atingir os seus objetivos, além disso, eles devem garantir a implementação de planos adequados para as especificidades de seu negócio.
Esses profissionais se mantêm permanentemente atualizados sobre as mais recentes inovações tecnológicas e entendem quais produtos e serviços sua empresa realmente necessita para ter soluções de alta qualidade, rápidas e de baixo custo, permitindo que sua organização, efetivamente, poupe tempo e dinheiro.
A consultoria de TI contribui para aumentar a consciência das empresas acerca de como melhorar o desempenho de seus ativos existentes, a fim de atender e até mesmo exceder objetivos traçados no planejamento estratégico.
2. Acessar uma equipe especializada
Contratar um colaborador de TI pode parecer uma boa ideia, no entanto, a consultoria fornece mais suporte e informações do que qualquer indivíduo jamais seria capaz.
Você tem acesso a uma equipe multidisciplinar de especialistas em diferentes áreas, capazes de oferecer suporte baseado no que há de melhor e mais recente na área sem que você tenha, para isso, que investir em capacitação de pessoal.
Dessa maneira, sua empresa é dotada de uma flexibilidade impossível de ser obtida a partir da contribuição de alguns funcionários diretamente contratados.
O suporte sob demanda é uma excelente solução caso ocorram eventos não planejados, permitindo à sua empresa os benefícios do acesso prioritário a diversos desenvolvedores e fornecedores de ferramentas tecnológicas.
Além disso, você pode contratar horas mensais, com a opção de adicionar mais horas no mês conforme a necessidade.
3. Aumentar a produtividade
Uma das principais vantagens da consultoria de TI é a liberação do tempo, tanto seu quanto dos colaboradores, para que cuidem das atividades prioritárias da empresa.
A tecnologia planejada e efetivamente executada assegura que sua empresa tenha menores níveis de inatividade dos sistemas e ocorram menos falhas. Afinal, isso é algo que pode ser prevenido ou corrigido com agilidade por uma equipe de especialistas focada no problema.
Os consultores se concentram em remover todos os processos desnecessários de seu sistema atual, notadamente aqueles que afetam a produtividade.
Independentemente dos desafios que enfrenta rotineiramente, você poderá acessar um suporte de TI que fornece informações relevantes e soluções práticas. Você não será o único responsável por garantir de que tudo relacionado à TI esteja funcionando sem problemas.
Mesmo que ocorra algum imprevisto, você pode continuar focando no que é, realmente, mais importante: fazer o seu negócio crescer. À medida que uma empresa se expande, contratar uma consultoria de TI é definitivamente uma excelente decisão. Caso contrário, dificilmente será viável substituir ou melhorar os métodos que já está usando.
4. Reduzir custos
A consultoria de TI permite à sua empresa obter uma significativa redução de custos. Por exemplo, se comparada a uma solução in-house, você se beneficiará do fato de não ter que se preocupar com encargos trabalhistas, salários ou treinamentos que provêm do emprego de um especialista em TI.
Essa facilidade pode contribuir para que você não descuide do controle e administração dos custos envolvidos, enquanto a consultoria simplifica e aperfeiçoa o fluxo de processos do seu negócio, otimizando e alinhando sua infraestrutura para gerar as receitas desejadas.
5. Aumentar a segurança
As ameaças à segurança das informações e os “ciberataques” ocorrem a qualquer hora do dia ou da noite e não discriminam segmentos, locais ou tamanho dos negócios. Ataques cibernéticos às pequenas e médias empresas são mais comuns do que se imagina. Isso significa que sua empresa deve manter constante vigilância e ter a quem recorrer se surgir uma emergência.
Empresas de TI contam com especialistas em segurança capazes de manter sua estrutura muito bem protegida, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, os consultores podem capacitar seus funcionários a respeito da tecnologia que estiver sendo utilizada e em como reconhecer potenciais ameaças. Se, ainda assim, seus colaboradores tiverem dúvidas adicionais, o especialista estará apenas a uma chamada de distância.
6. Ampliar a confiabilidade
A consultoria de TI fornece monitoramentos contínuos que ajudam a prevenir problemas antes que aconteçam danos críticos ou longos períodos de inatividade do servidor ou da rede.
Como empreendedor, você bem sabe do prejuízo que pode ser causado por horas (ou até mesmo dias!) de trabalho desperdiçadas devidos a problemas técnicos ou a erros de usuários, gerando perdas e retrabalhos.
Os provedores de serviços de TI também realizam correções e atualizações durante a noite, quando seus colaboradores não estão trabalhando, de modo a não prejudicar a produtividade de sua empresa.
7. Gerenciar grandes quantidades de dados
Para melhorar o relacionamento com os clientes, aumentar as vendas e criar campanhas de marketing mais eficazes, as pequenas empresas estão “despertando” para o big data. Todavia, gerenciar e escavar esses dados pode ser algo assustador, sem mencionar o consumo de tempo. Também nesse quesito a consultoria de TI apresenta benefícios.
Ao referenciar suas informações internas, obtidas dos dados, contra fontes externas como, por exemplo, redes sociais e bancos de dados governamentais, os consultores podem remover ineficiências em seus esforços de vendas e marketing e proporcionar insights valiosos.